Google: novas regras alertam sobre site inseguro

Fique por dentro | escrito por Rainha

Imagine a situação: você passa horas pesquisando sobre seu próximo smartphone e finalmente encontra um link que promete o aparelho por um preço bem em conta. Mas tem um detalhe: logo de cara tem um aviso do Google de site inseguro. E aí? Vai comprar nesse site?

Pois bem, uma nova atualização do gigante das buscas, que entra no ar dia 24 de julho de 2018, mostrará um aviso bem claro sobre a falta de segurança do página visitada, caso ela não utilize  o protocolo de segurança HTTPS. A atualização vai afetar todo tipo site.

Se até hoje você não se preocupou com a segurança do seu website, definitivamente está na hora de fazer melhorias e se enquadrar nas novas regras para não prejudicar sua reputação e afastar clientes.

Mas antes, é importante você saber como funciona a segurança de um website.

O que é HTTPS?

HTTPS  significa Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro – tradução literal – e é um protocolo de segurança que informa aos visitantes quando estão em um site seguro. Ou seja, existe um Certificado SSL instalado oferecendo proteção extra.

Como funciona um Certificado SSL?

Basicamente, um Certificado SSL é um certificado digital que criptografa os dados para que terceiros não tenha acesso às informações (tentativa de invasão, hack, roubo de dados, etc.), protegendo informações sigilosas.

Quanto custa manter um certificado SSL?

Existem provedores de hospedagem que oferecem esse serviço gratuitamente. Entretanto, é preciso fazer uma boa pesquisa para contratar um provedor que não te deixe na mão, além de conhecimentos técnicos para implantação do certificado. Nós podemos te ajudar nesse sentido.

A importância de ter um site com HTTPS

O ganho com a utilização de HTTPS vai além da segurança na troca de informações sigilosas. Ter um site com protocolo HTTPS dá maior relevância para SEO (otimização de sites para buscas). Em 2017, o Google lançou um novo algoritmo que privilegia sites seguros em suas buscas. Ou seja, um site seguro mantém um bom posicionamento nas buscas do Google.

Como evitar o aviso de site inseguro

Google notifica sobre sites inseguros

O Google Chrome, como explicado no início do artigo, vai exibir um aviso sobre site inseguro em páginas que não utilizam HTTPS. Para evitar o aviso de site inseguro, como você já deve ter percebido, basta instalar um Certificado SSL em seu website e configurá-lo para utilizar o protocolo HTTPS. O procedimento é relativamente simples. Porém, o menor descuido pode resultar em mal-funcionamento e até indisponibilidade do site.

A Agência Xadrez pode te ajudar nessa tarefa. Assim você fica livre pra cuidar do que realmente interessa: sua empresa. Converse com a gente 😉


Rainha

Dama das melhores jogadas, rainha suprema dos jogadores, mestra estrategista. Ela reina absoluta em nosso tabuleiro. Vida longa à Rainha!

Artigos do autor

Tags: ,

Deixe seu comentário