O que é preciso para criar site?

Fique por dentro | escrito por Diego Fernandes

Para criar site, é preciso muito mais do que um computador. Existe uma equipe multidisciplinar cuidando de diferentes etapas do projeto, muita pesquisa, experiência e muito teste.

Se você está pensando em como criar um site, é muito provável que você esteja cogitando a possibilidade de fazer tudo por conta própria.

No entanto, website é uma ferramenta importante para o seu negócio. Por isso ele precisa funcionar a seu favor. Criar uma ferramenta dessa importância não é tão simples quanto possa parecer à primeira vista. Veja porque você precisa de profissionais para desenvolver um site.

Como NÃO criar um site

Existem muitas opções gratuitas, fáceis ou baratas (até demais) na internet, para criar um site. Vamos listar aqui alguns recursos que podem ser utilizados por alguém que não é profissional para fazer um site.

De toda forma, aconselho fazer uso desses recursos somente se não existir nenhuma possibilidade de investir um pouco mais com serviços profissionais.

Domínio gratuito

Em primeiro lugar, isso não existe. Domínio é o endereço do site. E quando oferecem um domínio gratuito para criar um site, normalmente o que oferecem é um subdomínio do serviço que está sendo utilizado.

Por exemplo: www.seunegócio.sitegrátis.com

Não caia nessa. Registrar um domínio custa muito pouco. Apenas R$ 40 por ano no Registro.br. A Agência Xadrez ainda providencia todo o processo administrativo para registrar o endereço de seu site.

Hospedagem gratuita

Você pode encontrar serviços que ofereçam hospedagem gratuita de sites. Porém, boa parte (se não todos) desses provedores disponibilizam pouco recursos, deixando seu site limitado a pouquíssimas possibilidades.

Outro ponto fraco é a exibição de anúncios no seu site.

Hospedagem costuma ser um serviço relativamente barato. A Agência Xadrez, por exemplo, oferece um ano de hospedagem grátis para clientes novos.

Construtores de sites

Os construtores de sites se popularizam bastante nos últimos anos. A ideia de poder criar um site por conta própria, do jeito que quiser, pagando pouco é bastante atraente.

Porém, um profissional especializado para esta tarefa faz toda diferença no resultado final do website: estética, usabilidade, retorno financeiro, etc.

Uma agência especializada como a Xadrez ou um freelancer bem qualificado tem olhar clínico, conhecimento e experiência para entregar projetos que te ajudam a fazer sua empresa faturar mais.

Você pode fazer tudo sozinho. Mas, sem querer desmerecer seu esforço, seu projeto muito provavelmente vai sofrer com performance pobre e esbarrar negativamente na reputação de sua empresa. Invista em um serviço profissional. Você terá retorno positivo.

Como criar um site profissional


Como disse no início deste artigo, um site bem feito não é feito apenas por uma pessoa, mas por uma equipe multidisciplinar, geralmente composta por profissionais das seguintes áreas:

É bem comum também que essa equipe tenha uma pessoa responsável pelo projeto como um todo. Ele vai reunir as informações sobre a sua empresa ou negócio e saber delegar ao restante da equipe a sua visão sobre como deve ser o site dessa empresa. É assim que funciona aqui na Xadrez 😉

O profissional de design

Tem um olhar clínico para entender como o usuário vai interagir com o website, como posicionar elementos importantes para estimular o consumo e gerar mais conversões. Tudo isso com um visual encantador.

O profissional de TI

Vai estruturar o site em seu aspecto técnico, para que ele funcione plenamente e ofereça os melhores recursos. Isso tanto para quem vai cuidar do site, quanto para os visitantes.

O profissional de marketing

Vai pensar sobre o que deve ser feito no site, no que se refere à divulgação da empresa, seus produtos e serviços.

Redator

Responsável pela criação de todo o conteúdo textual do site, em uma linguagem e de uma forma que seja totalmente compatível com os seus negócios e os seus clientes.

Concluindo

Utilizar-se de serviços profissionais para desenvolver o site da sua empresa nem sempre é um investimento barato. No entanto, se você quer transmitir credibilidade, consolidar seu projeto e/ou fazer sua empresa crescer, esse custo é necessário – e vai fazer toda diferença trazendo resultados que justificam o investimento.

Nós podemos te ajudar. Conte com a gente.


Diego Fernandes

Diego Fernandes é fundador da Agência Xadrez e atua como diretor de negócios.
É um grande entusiasta da plataforma WordPress e adora falar sobre vendas, produtividade e empreendedorismo.

Artigos do autor

Tags: ,

Deixe seu comentário