Vai ter BLACK FRIDAY! Receba antes de todo mundo o acesso à oferta e Tenha um site fantástico com 50% OFF!
quero receber a oferta →

O que os blogs de sucesso tem em comum

Fique por dentro | escrito por Diego Fernandes

Muita gente já pensou em começar um blog pessoal. E por conta da facilidade de conseguir um endereço e uma plataforma, boa parte já criou algum blog em algum momento. Alguns até conseguiram fazer sucesso  com um blog que seria somente um passatempo. Mas qual é o segredo para manter um blog pessoal bem-sucedido? O que separa esses casos raros daqueles que estão começando nessa jornada? Neste artigo, vamos compartilhar as principais peças que os blogs de sucesso tem em comum. Vamos lá!

1. Eles são pessoais e direcionados a nichos

O primeiro item que vai abrir caminho para um blog pessoal bem-sucedido é encontrar o equilíbrio entre pessoalidade e foco em um nicho específico. O lado pessoal de um blog é importante porque é um dos principais motivos pelos quais as pessoas querem estar em contato e visitam seu site com frequência. Sua opinião e ponto de vista são vitais para isso.

Entretanto, não é fácil construir um público fiel se o conteúdo que você compartilha não tem foco. Tentar agradar diferentes tipos de leitores não será eficiente na manutenção de audiência, pois a tendência é que o público perceba que você não está escrevendo só para eles. Por outro lado, se você focar em um nicho, você poderá pensar a longo prazo e conectar com sua audiência mais profundamente.

2. Utilizam WordPress como plataforma de blog

Outro ponto que observamos com bastante frequência nos blogs mais populares é que eles utilizam WordPress como gerenciador de conteúdo. Não é de se espantar, pois a plataforma traz uma série de vantagens que conseguem convencer facilmente qualquer blogueiro:

3. Design minimalista e uma única cor principal para destaque

Outro fator recorrente que vale a pena mencionar é o design minimalista que a maioria dos blogs pessoais trazem – particularmente eu gosto muito. O motivo dessa escolha, geralmente, é a grande quantidade de conteúdo que é compartilhado nesse tipo de site. Para se certificar que o leitor tem atenção direcionada para o que realmente importa, o conteúdo, o design deve ser fácil de processar e amigável.

É claro, boa parte dos blogs adicionam um toque pessoal ao design. Isso se faz necessário para criar uma identidade, lembrar o leitor em qual website ele está consumindo informação. Escolher uma cor marcante para elementos de interação geralmente é uma boa prática.

4. Fotografias personalizadas de alta qualidade

Estamos sempre esperando imagens de alta qualidade em todo lugar. Mas quando você mantém um blog pessoal, é muito importante que você seja o proprietário e criador das fotos que você usa no site. Esses pequenos toques são o que fazem seu blog ser realmente pessoal. Visitantes sabem que o conteúdo que você compartilha é original e não encontrarão em lugar nenhum – e utilizar imagens próprias vai reforçar essa mensagem.

Oferecer aos visitantes a combinação de imagens de alta qualidade que são também de sua autoria ajuda a manter o engajamento a longo prazo. Se estiver fazendo review de um produto, por exemplo, a qualidade das imagens terão um grande impacto na capacidade de formar opinião baseada na sua.

5. Eles mantém uma agenda editorial regular

O sucesso de um blog pessoal também depende da regularidade de publicações. Não se trata somente de postar um bom conteúdo e “deixar rolar”. O máximo que esse tipo de popularidade vai trazer é uma sensação de que os tempos de bons conteúdos já passaram.

A arte de criar conteúdo útil e popular é encontrar a frequência ideal que atende tanto o calendário do autor quanto dos leitores. Não adianta publicar com intervalos tão curtos que o conteúdo não consiga repercutir. Da mesma forma, escrever com pouca frequência não vai manter o engajamento de seu público.

6. Eles deixam tudo simples

Blogs pessoais são bem conhecidos por manter tudo o mais simples possível. No entanto, isso não quer dizer que o conteúdo compartilhado deve ser afetado. Deve haver um balanço entre legibilidade, entendimento e valor da publicação.

Este formato de criar conteúdo vai de encontro ao princípio KISS (Mantenha simples, estúpido – do inglês: Keep it simple, stupid). Esta metodologia prega que o conteúdo deve ser o mais fácil possível de ler e acompanhar. Assim você não toma muito tempo dos leitores.

7. Web e redes sociais estão conectados

Muitos blogueiros também são muito ativos nas redes sociais. Estes canais geralmente são os principais veículos para promoção de conteúdo. Por esse motivo, você deve perceber que a maioria dos blogs pessoais também tem páginas nas redes sociais linkadas com seus sites frequentemente.

Geralmente isso inclui adicionar botões de compartilhamento em cada post, assim como links em outros lugares no site: menus, ícones nas barras laterais, etc.

8. Eles mantém uma lista de email crescente

Um último ponto que merece ser mencionado é a crescente lista de mailing. Este é recurso que a maioria dos blogs bem-sucedidos mantém. E é uma das formas mais fáceis de manter contato com sua audiência, partindo de você. Você não precisará esperar que eles venham até seu website. Mantendo e fazendo seu mailing crescer, será possível lembrar seus leitores sempre que tiver conteúdo novo no seu blog.

Considerações finais

Lançar um blog pessoal e tentar fazê-lo bem-sucedido é definitivamente uma jornada fantástica. Para ajudar você nesse processo, compartilhamos neste post os principais aspectos que blogs de sucesso tem em comum. Tem algum outro ponto que você acha importante e não foi listado aqui? Deixe seu comentário e enriqueça o conteúdo 🙂


Diego Fernandes

Diego Fernandes é fundador da Agência Xadrez e atua como diretor de negócios.
É um grande entusiasta da plataforma WordPress e adora falar sobre produtividade e empreendedorismo.

Artigos do autor

Tags: ,

Deixe seu comentário