Vai ter BLACK FRIDAY! Receba antes de todo mundo o acesso à oferta e Tenha um site fantástico com 50% OFF!
quero receber a oferta →

Porque você deve fazer um site responsivo o quanto antes

Fique por dentro | escrito por Diego Fernandes

Seu público certamente já está pesquisando por uma empresa como a sua através do celular. Seu site está preparado para ser acessado por dispositivos móveis? Dependendo da resposta, você pode estar deixando de ganhar clientes e, consequentemente, perdendo espaço no mercado.

Mas como diz o ditado popular, pra tudo na vida tem jeito – inclusive um site que não é responsivo. Aliás, você sabe o que é um site responsivo?

Neste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre design responsivo de sites:

Vamos entrar na internet?

Quanto tempo você não fala – ou escuta a – expressão “Vou entrar na internet“? Foi o tempo em que você precisava de um computador, realizar a conexão e só depois de tudo isso, você “está na internet“.

Hoje, somos conectados. A qualquer momento toca uma notificação no seu celular. Seja uma mensagem do WhatsApp, um comentário na sua foto do Facebook, um email que acabou de chegar. Além do mais, basta um segundo de nada-pra-fazer e automaticamente sacamos o smartphone pra matar o tédio na internet.

Todos esses micro-momentos são oportunidades para sua empresa. Se você não tem um site responsivo, está desperdiçando.

Mas o que é um site responsivo?

Representação de site responsivo

Você abre um site no celular, ele fica ajustado na tela com letras pequenas, botões pequenos, você mal consegue identificar qualquer coisa ali – é literalmente a mesma disposição do que você vê no desktop. Isso não é um site responsivo.

Sites responsivos, como o nome sugere, são sites projetados para responder bem ao tamanho da tela do dispositivo. Através de programação, o site identifica as dimensões da tela e reorganiza o layout para proporcionar uma boa experiência de uso. Os tamanhos de fonte, botões, imagens, diagramação e demais elementos da página são ajustados de acordo com o dispositivo.

Se você estiver lendo esse artigo em um desktop (computador de mesa ou notebook), faça um teste: abra esta página no celular e faça a comparação. Ou ainda, diminua a largura da janela para ver os elementos sendo reorganizados.

Veja 4 motivos para você fazer um site responsivo o quanto antes

Agora que você já sabe o que é um site responsivo, veja a lista que preparamos com 4 motivos para você fazer um site responsivo – ou refazer seu site atual – hoje mesmo. A Xadrez pode te ajudar a ter um site responsivo.

Maior parte do acesso à internet acontece em smartphones

Um estudo do IBGE mostrou que o principal meio de acesso à internet se dá através de smartphones e tablets. Em 2015, 92,1% dos domicílios brasileiros acessaram a internet por meio de celular, enquanto 70,1% dos domicílios o fizeram através do computador. A perda de relevância do computador nas residências e o fato da internet móvel ser mais barata do que internet fixa reforçam a tendência de que smartphones sejam cada vez mais o principal dispositivo de acesso à internet.

Outros fatos reforçam a tendência de que o acesso à internet através de dispositivos móveis vai continuar crescendo. Um deles é nossa constante busca por informações. Hoje recorremos ao celular para procurar restaurantes, serviços, tirar dúvidas corriqueiras e até saber como preparar receitas. Esses momentos de busca de informações são chamados de micro-momentos.

Mais que aparência, experiência de uso é diferente no smartphone

Quando o assunto é site responsivo, muito se falar sobre design adaptável, layout que se ajusta à tela. Na verdade, tudo isso acontece para proporcionar uma experiência adequada aos dispositivos móveis e levamos em conta uma série de fatores para reter a atenção do usuário.

O site precisa carregar rapidamente, pois a probabilidade de acesso via internet móvel é alta. Além disso, usuários de dispositivos móveis costumam ser menos pacientes e abandonam com mais facilidade caso a experiência não seja agradável.

Site responsivo costuma aumentar o engajamento da marca. Segundo o Google Think Insights, se um usuário fica satisfeito com o seu site por conta de uma experiência positiva, as chances de ele realizar uma conversão são de 67%. Caso contrário, com uma experiência ruim, há 61% de chances de ele desistir e partir para outro site.

Gráfico sobre e-commerce e UX - site responsivo

Site otimizado para mobile proporciona aumento de 30% nas vendas, queda de 50% na taxa de abandono. 67% dos usuários ficam mais propensos a comprar em sites responsivos.

Aumenta o número de conversões e vendas

Como foi falado no tópico anterior, um site responsivo consegue retenção e taxa de conversão muito maior da audiência. Mas tem um comportamento que merece ser comentado: compras por impulso.

Isso mesmo. O privilégio das compras por impulso não é só das lojas físicas. Segundo o relatório Digital, Social & Mobile 2015, 15% dos brasileiros que utilizam a internet em dispositivos móveis fizeram uma compra nos últimos 30 dias. A preferência ainda é o desktop, mas os números mostram que a tendência é de crescimento do uso do mobile.

Mas e se seu negócio não demanda vendas online?
A mesma lógica vale para geração de leads (quando alguém preenche um formulário demonstrando interesse no seu produto ou serviço). Um site com boa experiência no dispositivo móvel contribui para um número maior de leads gerados.

Google prioriza sites mobile nas buscas

Talvez esse seja o principal motivo para você fazer um site responsivo o quanto antes: se ele não funcionar bem em dispositivos móveis, o Google vai te “punir” e deixá-lo para trás nas buscas.

Essa mudança aconteceu em 2013 ao perceber a tendência de crescimento do mobile. Ou seja, criar um site responsivo já é uma questão um tanto antiga.

Mesmo que você não leve em conta fatores como experiência de uso e a grande quantidade de usuários no mobile, deixar sua empresa “de fora do Google” é uma jogada nada inteligente e prejudicial ao seu negócio.

Concluindo

Como você pôde notar, site responsivo não é nenhuma novidade, assim como o uso de smartphones para acessar a internet. Insistir em manter um site que não funciona bem em dispositivos móveis e matar sua empresa lentamente.

Aqui na Xadrez todos os projetos são desenvolvidos com esse recurso. Nós podemos te ajudar com o desenvolvimento de site responsivo. Além de proporcionar uma ótima experiência de uso, todos os sites são otimizados para as buscas no Google.


Diego Fernandes

Diego Fernandes é fundador da Agência Xadrez e atua como diretor de negócios.
É um grande entusiasta da plataforma WordPress e adora falar sobre produtividade e empreendedorismo.

Artigos do autor

Tags: , ,

Deixe seu comentário