Quem contratar para criação de site: agência ou freelancer?

Fique por dentro | escrito por Diego Fernandes

Se você precisa de um serviço de criação de site, deve estar se perguntando qual seria a melhor opção para contratar: Uma agência ou um freelancer?

Essa é uma pergunta bastante comum, e não existe uma única resposta que sirva para todos os casos. Tanto o serviço de uma agência quanto o de um freelancer possui particularidades, pontos fortes e fracos, que devem ser cuidadosamente avaliados antes de contratar.

agência ou freelancer quem contratar

O que é e como trabalha um Freelancer?

Um freelancer é alguém que trabalha individualmente e por conta própria. Na grande maioria dos casos não tem uma empresa registrada, nem pode contar com equipe para cuidar de diferentes disciplinas.

De modo geral, existem dois tipos de freelancer: o que tem prática em criação, mas não tem conhecimento suficiente para oferecer um serviço profissional (trabalhando de forma amadora); o que tem conhecimento aprofundado em uma das áreas da criação de sites e entende das demais;

O freelancer amador, geralmente em início de carreira, costuma fazer trabalhos simples, cobrando muito abaixo da média mercado e entrega projetos que dão retorno muito baixo.

Aqui na Xadrez, frequentemente recebemos contato de empreendedores insatisfeitos com o serviço de freelancers – geralmente nessa categoria. As reclamações mais recorrentes são: abandono do projeto, entrega aquém do esperado/combinado, insuficiência para atendimento.

Já o freelancer especialista em uma área, como o design ou a programação, costuma entregar projetos mais consistentes e que até dão algum resultado para o cliente.

freelancer e agencia

O que é e como funciona uma Agência?

Para o serviço de criação de sites, geralmente a agência costuma ser: ou uma produtora web; ou um estúdio de design; ou escritório de marketing digital.

Produtora web

As produtoras web costumam oferecer somente serviços de criação de site, e-commerce, blogs, aplicativos, sistemas e, geralmente, tudo relacionado a programação e desenvolvimento. Costumam funcionar muito bem em parceria com empresas de design e comunicação que não oferecem esse serviço.

A Agência Xadrez começou como produtora web, quando ainda era 3dev. Com sua experiência acumulada e oferta de novos serviços, nos posicionamos como agência de marketing digital.

Estúdio de design

Estúdios de design costumam oferecer todo tipo de serviço relacionado a criação: desde identidade visual a projetos gráficos e desenvolvimento de websites.

Agência de marketing

Já em agências, a estrutura costuma ser mais completa, com uma equipe multidisciplinar. Profissionais de diversas áreas – design, programação, redação, marketing, etc. – trabalham no mesmo projeto.

Vantagens de contratar uma empresa

Afinal, quem contratar?

Se você é um profissional liberal e tem orçamento muito limitado para investir em projetos ou em publicidade, ainda mais na fase inicial do negócio, um (bom) freelancer consegue atender perfeitamente sua demanda.

Mas se você possui uma empresa, seja qual for o porte dela, é recomendado que procure uma empresa (estúdio de design ou agência de marketing) que garanta toda a segurança e experiência de mercado que seu negócio precisa.

Lembre-se que todo o investimento será traduzido em um projeto que vai trazer retorno financeiro para sua empresa.

Aliás, se você estiver procurando uma agência de criação de sites, marque uma conversa com a gente 😉


Diego Fernandes

Diego Fernandes é fundador da Agência Xadrez e atua como diretor de negócios.
É um grande entusiasta da plataforma WordPress e adora falar sobre vendas, produtividade e empreendedorismo.

Artigos do autor

Tags: ,

Deixe seu comentário