A importância da presença online para MEI

Marketing | escrito por Diego Fernandes

É um erro achar que somente grandes empresas precisam estar na internet e explorar os benefícios da presença online. Independente do tamanho do seu negócio, presença online é mais que um diferencial para conquistar mais clientes, aumentar a visibilidade, ganhar novos mercados e se manter competitivo perante a concorrência.

Estar na internet hoje se tornou uma necessidade.

Segundo pesquisa realizada pela TIC Domicílios, 126,9 milhões de pessoas usaram a internet regularmente em 2018. Isto prova, cada vez mais, o aumento gradativo do número de usuários conectados à rede.

Da mesma forma é crescente o número pessoas pesquisando online antes de decidir por uma compra ou contratar um serviço.

A frase já está bem batida. Mas, se você ou o seu negócio não estão na internet, então, para seu público, é inexistente.

E quando você não tem presença digital, o seu potencial cliente, ao pesquisar na internet sobre o produto ou serviço que você oferece, vai acabar encontrando e fazendo negócio com a concorrência.

Isso não é bom nem para você e nem para o seu negócio.

Porque investir na sua presença online?

Está cada vez mais fácil criar presença online e divulgar o seu negócio na internet, mesmo que seja um negócio local. A grande maioria dos consumidores utilizam os mecanismos de busca para procurar empresas locais e se você não estiver lá, terá perdido grandes oportunidades.

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Google Meu Negócio é uma boa ferramenta para presença digital.

Aqui estão apenas algumas das razões pelas quais você deveria começar a investir na sua presença online hoje mesmo:

Aumentar a visibilidade e conquistar novos clientes

Se o seu potencial cliente está online, então você também deveria estar. A primeira ação que as pessoas tomam quando precisam de um produto ou serviço é procurar por ele na internet. Se você trabalhar corretamente a sua presença digital há grandes chances de ser encontrado e com isso atrair mais clientes e fechar novos negócios.

Reforçar sua marca

Seja lembrado toda vez que alguém procurar por aquilo que você oferece. Estar presente no dia a dia e na vida dos consumidores fará com que a sua marca seja lembrada em primeiro lugar e escolhida ao invés dos concorrentes.

Construir relacionamento

Com a internet ficou muito mais fácil estar perto do público e interagir com ele. Por isso é importante ter um canal ativo no site e nas redes sociais. Esta interação gera maior confiança por parte dos consumidores, além de oferecer importantes informações sobre o seu negócio. Este feedback também permitirá a criação de novos produtos e serviços que irão atender de forma mais assertiva a necessidade dos consumidores.

Aumentar a credibilidade

Ter uma presença online estabelecida gera maior credibilidade e confiança no público alvo. Assim como ter um site com aparência profissional com informações detalhadas sobre sua empresa e os serviços e produtos que oferece.

Primeiros passos para começar a planejar e criar sua presença online

1. Faça uma análise na web e pesquise os concorrentes

Este é o primeiro passo para entender melhor sobre o seu mercado e os seus concorrentes.

Comece fazendo uma pesquisa sobre seu produto ou serviço como se fosse um cliente em potencial e analise os resultados que aparecem. Você terá uma visão precisa sobre o que as pessoas estão encontrando, quem são seus concorrentes e o que eles estão fazendo.

Todas estas informações servirão de base para você começar a planejar sua presença online.

Esta pesquisa deverá ser feita tanto nos mecanismos de busca como nas redes sociais.

Se você já tem presença online mas ela não é tão forte, esta pesquisa irá indicar a sua posição em relação à concorrência e trazer insights sobre o que pode ser feito para melhorar a sua posição e deixar a sua presença digital mais forte.

Será mais fácil identificar ações que você não está fazendo e que precisam ser feitas assim como ações que você está fazendo e que não trazem resultado algum. Com isso seus resultados virão mais rápidos.

2. Crie um site

Alguns anos atrás era muito caro ter um site , você tinha que contratar um profissional ou uma agência para fazer este serviço. Porém, hoje, esta realidade mudou completamente.

Ter um site é bastante útil para que o seu negócio seja encontrado quando alguém pesquisa, além de ganhar visibilidade, atrair novos clientes e gerar confiança no consumidor.

3. Produza conteúdo de valor

Se você sabe quem é o seu público e do que ele precisa, então fica mais fácil criar conteúdo relevante que atraia o visitante e entrega aquilo que ele busca. Conteúdo de qualidade gera engajamento e conversão mesmo que o usuário nunca tenha ouvido falar da sua marca.

Mantenha um blog, crie publicações nas redes sociais. Além do engajamento, você também vai contar com um melhor posicionamento do seu site nas buscas.

4. Esteja presente e ativo nas Mídias sociais

Outra frase batida – mas verdadeira – que diz: “Se você não é visto, não é lembrado”. Por isso, invista também nas redes sociais, elas são uma excelente forma de fortalecer a sua presença online, criar relacionamento com o público alvo e ser mais um canal de comunicação entre você e seus clientes.

Embora seja muito fácil criar um perfil nas redes sociais, vale uma análise para saber em qual plataforma seu público está e concentrar seus esforços nas mais importantes.

Outro ponto fundamental é alimentar seus canais com conteúdo relevante e de forma regular. A consistência é a chave do sucesso.

E lembre-se de tempos em tempos acompanhar as métricas das suas postagens, assim irá entender qual assunto o seu público gosta mais, qual gera maior engajamento e qual formato eles preferem. Estes são importantes indicadores que vão orientar no planejamento das próximas ações.

Conclusão

Construir uma presença online forte,além de trazer grandes benefícios para o seu negócio, é essencial para o seu sucesso.

Você pode tentar fazer todo o planejamento de marketing por conta própria e até mesmo criar um site sozinho. Mas se tiver condições, aconselhamos fortemente contratar serviços profissionais. Além de obter retornos mais substanciais, você não vai perder tanto tempo pesquisando e aprendendo tecnologias e técnicas. Vai investir em conhecimento e focar no seu negócio.


Diego Fernandes

Diego Fernandes é fundador da Agência Xadrez e atua como diretor de negócios.
É um grande entusiasta da plataforma WordPress e adora falar sobre vendas, produtividade e empreendedorismo.

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