Google Chrome vai bloquear imagens, vídeos e conteúdo sem HTTPS

Fique por dentro | escrito por Diego Fernandes

Google Chrome, atualmente o navegador mais usado no mundo, vai passar a bloquear conteúdos como imagens, vídeos, áudios, etc. que não sejam carregados por meio do HTTPS (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro) – mesmo em sites que já o utilizam.

A Google vem adotando medidas para incentivar administradores de sites a usar uma conexão segura há alguns anos. Como noticiamos aqui no Blog da Xadrez, o uso de HTTPS passou a ser um dos critérios para ranqueamento nas buscas. Outra medida adotada foi o aviso de site inseguro para sites que não utilizam o Protocolo Seguro.

As mudanças começam a serem implementadas no Chrome 79, que chegará já em dezembro de 2019.

Google Chrome exibindo aviso de site “Não seguro”

Além do bloqueio de conteúdo misto, o Google Chrome vai exibir um aviso de “Não seguro” para o site com imagens, vídeos, etc. com HTTP

Como isso pode afetar seu site

Se seu site ainda não tem HTTPS, ou tem o Protocolo de Segurança mas ainda carrega conteúdo misto (originário de HTTP e HTTPS), a princípio o navegador vai exibir o aviso de “Não seguro”. O que pode pegar mal para a reputação de seu negócio e provocar queda de leads.

Em segundo lugar, sem HTTPS seu site não fica bem ranqueado nas buscas do Google. Ou seja, por mais que você se esforce em fazer uma boa otimização, ele não vai aparecer em posição privilegiada para quem procura por seus produtos e serviços.

Aliás, com imagens, vídeos e todo conteúdo bloqueado, como você vai exibir seus produtos? De que forma você consegue mostrar sua empresa e os serviços que oferece? Se seu público não consegue visualizar, dificilmente vai virar seu cliente.

Antecipe-se

Se você se preparar, nada disso é motivo de preocupação. Fazer seu site usar um protocolo de segurança é rápido e não vai deixá-lo indisponível. Se precisar de ajuda, conte com a gente. Estamos à disposição 😉

WhatsApp

Diego Fernandes

Diego Fernandes é fundador da Agência Xadrez e atua como diretor de negócios.
É um grande entusiasta da plataforma WordPress e adora falar sobre vendas, produtividade e empreendedorismo.

Artigos do autor

Tags: , ,

Deixe seu comentário