A importância de exibir depoimentos de clientes como técnica de marketing

Marketing | escrito por Diego Fernandes

Hoje em dia, naturalmente verificamos as avaliações realizadas nos mais diversos serviços: Uber, iFood, Booking, TripAdvisor, etc.

Estamos sempre de olho nessas avaliações e manter um alto índice de aprovação é um grande diferencial.

Buscar depoimentos é uma forma de saber onde você pode melhorar seu produto ou serviço, além de mostrar ao seu cliente que você se importa com a qualidade.

Hoje vamos mostrar como você pode fazer isso de forma eficiente.

Busque depoimentos de clientes

Quem trabalha com prestação de serviços sabe da importância da indicação. Um cliente só costuma indicar uma empresa ou profissional se estiver satisfeito com a entrega do serviço – desde o atendimento até o resultado final.

Sendo assim, que tal pedir um depoimento do seu cliente? Nós já fazemos isso naturalmente, perguntando o que ele ou ela achou do trabalho concluído, do andamento, etc. Mas exibir essas avaliações positivas vai fazer muito bem para seu negócio.

Nem sempre é fácil conseguir um depoimento espontâneo de seu cliente. Por mais que você se mostre aberto a receber um feedback do jeito que for mais cômodo para ele ou ela, essa tarefa não bem uma prioridade do dia-a-dia. O cliente também pode ficar intimidado por não saber bem o que escrever – ou como escrever – e o resultado é não escrever nada.

Como conseguir depoimentos de clientes

A dica é transformar as opiniões e feedbacks que o cliente fornece durante a prestação do serviço em depoimento. Veja o seguinte caso:

Enzo é arquiteto e seu principal trabalho é projetar casas baixo custo. A natureza da prestação de seus serviços é entregar por etapas: pesquisar sobre as preferências e necessidades do seu cliente, fazer uma planta, fazer o projeto em 3D, acompanhar a obra e por aí vai.

Depois de apresentar o projeto inicial a seus clientes, Enzo pergunta a seus clientes quais foram suas impressões: Ficou bom? Atendeu às expectativas? O que precisa melhorar? Etc.

Enzo anota os principais assuntos apontados pelo cliente e começa a manter um histórico – você pode fazer isso da forma que achar mais conveniente: anotar no caderno, salvar uma planilha, um documento de texto, guardar na memória…

Já no final da obra, depois de melhorar o que foi pedido por seus clientes, ver a casa pronta e apresentar aos futuros moradores, Enzo faz um tour pelo imóvel e mostra o resultado final. Sempre perguntando o que acharam da nova moradia e guardando as opiniões.

Com a casa entregue e decorada, seus clientes morando no imóvel novinho, Enzo escreve o que seria o depoimento, com as palavras mencionadas pelo próprio cliente e manda por WhatsApp, perguntando se ele autoriza a publicação do mesmo em seu portfólio e redes sociais.

Dessa forma, você mostra que se preocupou em entregar um serviço bem feito e que seu pedido de feedback, de forma respeitosa, não gerou nenhum trabalho para seu cliente.

Exibindo depoimentos sobre sua empresa

Agora que você conseguiu um depoimento de seu cliente, é hora de publicar nas suas mídias e mostrar que quem contrata seu trabalho, fica satisfeito com os resultados.

Existem várias formas de deixar depoimentos de seus clientes visíveis:

Google Meu Negócio

Agência xadrez no google
A Agência Xadrez tem 5 estrelas nas avaliações do Google Meu Negócio

Talvez a mídia mais importante para deixar seu site em maior evidência. O Google também leva em conta a reputação de sua empresa – entre diversos fatores. Isso é medido através de avaliações feitas por clientes na plataforma.

Somente clientes e consumidores podem publicar avaliações. Então peça a seu cliente que avalie seu trabalho na plataforma. Envie o link – e se você preparou um depoimento para agilizar, melhor ainda.

Facebook

Agência xadrez no Facebook
A Agência Xadrez também tem 5 estrelas nas avaliações do Facebook

Outra ótima ferramenta para mostrar a reputação de sua empresa é o Facebook. Assim como o Google Meu Negócio, usuários podem avaliar a página da sua empresa e deixar um depoimento.

Aliás, o Google também mostra nos seus resultados de busca a média de avaliação no Facebook.

Redes sociais

Outra boa forma de exibir depoimentos de seus clientes em redes sociais: Stories (Instagram) e Status (WhatsApp).

No Instagram, você pode deixar uma seção de stories em destaque dedicada a depoimentos e avaliações de seus clientes. Você mesmo pode escrever um texto, salvar print de conversa – é claro, sempre com aval de seu cliente – e publicar.

Outra boa ideia para publicação de avaliações de clientes é no próprio feed de imagens. Faça uma arte bacana, deixando o depoimento em evidência.

Avaliações em serviços de nicho

Um dos setores que mais fazem uso de avaliações, tanto no lado do cliente que procura por uma boa experiência, quanto para a empresa mostrar a aprovação de seus serviços, é o setor Hoteleiro. E faz todo sentido: a experiência de reservar uma pousada, um hotel, tem como principal fator o relato de outros viajantes.

Pense na quantidade de sites que reúnem avaliações e serviços de reserva (Booking, Expedia, TripAdvisor, Hotel Urbano, etc.).

Em todos esses sites, a quantidade de resenhas é considerável. Portanto, hotéis, pousadas, hostels e estabelecimentos que querem se destacar nesse ramo sabem da importância de estar bem avaliados nessas plataformas.

Procure por serviços agregadores de seu segmento e empenhe-se em obter bons feedbacks nesses sites. Seu público certamente está procurando por seus produtos e serviços por lá. Uma boa imagem, embasada em avaliações positivas, vai fazer toda diferença para sua empresa.

Resumindo as dicas sobre depoimentos


Diego Fernandes

Diego Fernandes é fundador da Agência Xadrez e atua como diretor de negócios.
É um grande entusiasta da plataforma WordPress e adora falar sobre vendas, produtividade e empreendedorismo.

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