Como atrair mais clientes com seu site

Você tem enfrentado problemas para atrair clientes e conseguir resultados com seu website? Você paga hospedagem, manutenção e não tem recebido ao menos uma mensagem pelos formulários de contato?

Esse é um problema recorrente entre micro e pequenas empresas: um website que não atende às necessidades mais básicas do negócio. Existem uma série de problemas que podem ocasionar isso: site com usabilidade ruim, demora no carregamento, formulários e outros recursos que não funcionam, etc.

Mas levando em conta que você tem um website bacana, os formulários funcionam e ele não foi feito com Wix (já que o Google não indexa sites feitos com esse serviço), muito provavelmente você precisa fazer um trabalho de marketing digital.

Todos os dias aqui na Xadrez recebemos pedidos de orçamento para criação de site, mas poucos empreendedores entendem que esse é só o primeiro passo para sua empresa fazer sucesso e atrair clientes na internet.

A solução é o Marketing Digital

O Marketing Digital é um conjunto de técnicas de marketing, só que voltadas aos meios digitais. Essas técnicas são utilizadas justamente como uma forma de promover uma marca, produto ou serviço. E com isso atrair novos clientes e novas oportunidades de negócios.

Da mesma forma que uma loja física precisa ser divulgada para que ela seja encontrada e fique cheia de clientes, um website precisa de visibilidade para gerar tráfego e, consequentemente, mais vendas, mais solicitações de orçamentos, e gerar mais clientes.

Embora existam práticas isoladas para se conseguir mais visitantes para um site, como os anúncios de publicidade paga, quando se fala em atrair visitantes e clientes para um site, a melhor forma de se fazer isso é utilizando técnicas de marketing digital.

A publicidade paga, por exemplo, é uma dessas técnicas. Mas utilizando-a dentro de uma estratégia de marketing, ela será muito mais precisa e eficaz.

O marketing digital possui inúmeros canais, estratégias e ferramentas. Aqui iremos abordar alguns deles, como o marketing de conteúdo, o SEO, o Google Ads, remarketing e redes sociais.

Fazendo marketing de conteúdo com seu site

O Marketing de conteúdo, como o nome mesmo diz, tem a ver com o conteúdo do seu site – mais especificamente com textos. Ele é especialmente importante para o seu site por dois motivos principais:

  • Seu público-alvo pode enxergar sua empresa como fonte de informação e referência, aumentando as probabilidades de consumir tanto o conteúdo quanto seus produtos e serviços
  • Google usa textos do website para como um dos fatores para classificar sua posição nas buscas. Quanto mais conteúdo relacionado ao seu produto/serviço, melhor será o posicionamento do seu site nas buscas

Uma boa prática para publicação de conteúdo é manter um blog. Por funcionar de maneira paralela ao website, a adição desta seção costuma ser fácil e rápida. Aqui na Xadrez temos bastante experiência com esse tipo de serviço.

Como fazer marketing de conteúdo

Você precisa, em primeiro lugar, identificar quem é seu público-alvo e descobrir do que eles gostam, ou pelo que eles se interessam, que seja também relacionado ao seu negócio. Então você vai produzir textos de qualidade, que verdadeiramente agreguem ao seu negócio e sejam interessantes para esse público.

Não pense apenas em preencher o espaço de um blog. Isso não vai funcionar e ainda pode prejudicar a sua credibilidade. Crie textos que o seu público goste de ler e que sejam bons o suficiente para ele compartilhar nas redes sociais.

Ofereça conteúdo rico

Outra forma de atrair e cativar o seu público é através de conteúdo rico.

Conteúdo rico tem esse nome por conta da quantidade e qualidade relativamente superior a posts de blog. Geralmente apresentados no formato e-book, esse tipo de mídia/conteúdo aborda assuntos com mais profundidade e são disponibilizados em troca de dados do leitor – nome, email, telefone, etc. Esses dados serão usados para conhecê-lo melhor, entregar outros conteúdos que lhe interessam e oferecer produtos e serviços de forma mais assertiva.

SEO – Search Engine Optimization

SEO é a sigla em inglês para otimização para mecanismos de busca.

Hoje em dia, todos procuram informações, produtos e serviços pelos chamados mecanismos de busca. Aqui no Brasil, o mais utilizado é o Google.

Se alguém procura por um serviço ou produto como o que você disponibiliza, em teoria poderia encontrar o seu site, mas nem sempre é assim.

Para isso, além do marketing de conteúdo, seu site precisará utilizar técnicas de SEO:

  • Utilização de palavras-chave no contexto do seu negócio – no título da página, no conteúdo em si, nos códigos do site
  • Diminuir o tempo de carregamento do site
  • Utilizar imagens de forma correta (com atributos preenchidos e otimizadas)
  • Entre muitas outras ações.

Se o seu site ou blog utiliza o WordPress como base, instale o plugin chamado Yoast SEO. Ele vai te auxiliar a otimizar seus textos com SEO e assim melhorar a sua visibilidade na internet.

Se você não sabe ao certo como fazer isso, fale com a gente. Somos muito bons em deixar um website bem posicionado no Google 😉

Publicidade paga com o Google Ads

Tráfego orgânico é toda visita ao seu site que não foi proveniente de anúncios, links pagos ou qualquer outro tipo de publicidade. Alguns exemplos: busca orgânica do Google, link de referência em outro site, redes sociais, etc.

Já o tráfego pago, como o nome sugere, são visitas originadas de publicidade ou algum tipo de anúncio.

Tráfego pago e orgânico podem trabalhar juntos para promover o seu site. E o Google Ads é uma das melhores formas de gerar maior número de visitas ao seu site e atrair um maior número de clientes.

Já falamos aqui no blog da Xadrez como o Google Ads pode te ajudar a ficar na primeira página nas buscas.

O que é o remarketing?

Remarketing, também conhecido como retargeting, é uma técnica que consistem em impactar pessoas que já passaram pelo seu website ou até mesmo executaram uma ação dentro dele, como colocar um produto no carrinho de compras.

Sabe aqueles banners de publicidade que te acompanham por um bom tempo depois que você visitou uma loja virtual? Isso é um exemplo de remarketing.

Para que serve remarketing

Essa técnica é muito versátil e pode ser usada para os mais variados fins:

  • oferecer desconto para que o visitante conclua sua compra
  • lembrar o possível cliente de que ele já visitou seu site
  • convidar o visitante a conhecer um produto mais econômico e/ou semelhante ao que ele acessou em seu site

As possibilidades são muitas para uso do remarketing. Mas deve ser desenvolvido sempre com uma visão ampla, dentro da estratégia de marketing digital da sua empresa.

Atraia mais clientes com seu site!

Com as técnicas apresentadas neste artigo, você começa a fazer com que seu site fique mais visível e atraia mais clientes de forma consistente em curto prazo (com Google Ads) e em médio/longo-prazo (com marketing de conteúdo e SEO).

Com essas dicas, é possível começar hoje mesmo a fazer seu site gerar resultados. Mas se precisar de ajuda profissional, conte com a gente 😉


Diego Fernandes

Diego Fernandes é fundador da Agência Xadrez e atua como diretor de negócios.
É um grande entusiasta da plataforma WordPress e adora falar sobre produtividade e empreendedorismo.

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Diego Fernandes :Diego Fernandes é fundador da Agência Xadrez e atua como diretor de negócios. É um grande entusiasta da plataforma WordPress e adora falar sobre produtividade e empreendedorismo.